Correio Popular Notícia



Confúcio e Expedito disputarão o 2º turno

Data da notícia: 07/10/2014
Foto:

(Da Redação) O segundo turno das eleições para governador de Rondônia será disputado entre os candidatos Confúcio Moura (PMDB), que concorre à reeleição, e Expedito Júnior (PSDB). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após a apuração de 100% das urnas neste domingo (5), Confúcio recebeu 288.220 votos, o equivalente a 35,86% dos votos válidos, e Expedito obteve 284.663, que correspondem a 35,42%.
Logo após a confirmação de que a eleição só será resolvida em segundo turno, Confúcio disse não estar surpreso e confessou que esperava uma disputa apertada. "A gente já sabia que seria uma eleição muito bem disputada. Essa foi uma corrida de 100 metros rasos. Quem ganhou, ganhou com o pescoço para frente. Nós vamos buscar essas alianças rápidas, apoios rápidos para gente consagrar melhor o apoiamento dos candidatos que não conseguiram um bom resultado, mas que foram muito bem votados", declarou o candidato à reeleição.
Confúcio Moura é de Dianópolis (TO), tem 66 anos, trabalhou como policial militar e médico. Na vida pública é governador do estado desde 2011, foi prefeito de Ariquemes (2004 a 2010) e deputado federal (1995 a 2004).
Expedito também reconheceu a dificuldade da disputa e disse que tudo em sua campanha foi feito com pouco dinheiro. "Concorremos com uma máquina que derramou dinheiro no estado como nunca tinha visto antes. Mas estamos muito confiantes, vamos construir com essas lideranças rumo à vitória. O resultado foi muito bom, realmente era o que a gente esperava", afirmou o candidato.
Expedito Júnior é de Guararapes (SP), tem 51 anos, trabalhou como professor de matemática e é presidente do PSDB em Rondônia. Foi senador (2007 a 2009), deputado federal (1987/ 1995 a 2003) e vereador em Rolim de Moura (1984 a 1986).

CAMPANHA - A campanha transcorreu de forma pacífica. Os candidatos não se envolveram em polêmicas. Confúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior (PSDB), Jaqueline Cassol (PR), Padre Ton (PT) e Pimenta de Rondônia (PSOL) disputaram a eleição. Durante a campanha, Confúcio teve que responder a muitos questionamentos sobre as ações do atual governo em relação à cheia histórica do Rio Madeira que atingiu diversas cidades e deixou milhares de desabrigados no início de 2014.
Já a candidatura de Expedito Júnior foi questionada pela Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia (PRE-RO), logo no início da corrida eleitoral, devido à cassação sofrida pelo candidato, no ano de 2009, por compra de votos e abuso do poder econômico durante as eleições de 2006. O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) deferiu o pedido de candidatura de Expedito e o tucano continuou na disputa.

NÚMEROS - Cerca de 1,3 milhão de rondonienses foram às urnas neste domingo (5) para escolher presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Os eleitores de Rondônia tiveram cinco opções de candidatos ao governo, quatro para o senado, 95 para deputado federal e 449 para deputado estadual. Com informações do Portal G1 Rondônia.

Fonte:






Noticia vista 1361 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.